ALONGUE-SE

Boa parte dos praticantes de atividades físicas ignora os alongamentos. Este é um erro grave que pode trazer riscos para a saúde e manutenção dos exercícios.

O alongamento é um exercício voltado para o aumento da flexibilidade muscular, e serve para promover o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.

Quanto mais alongado um músculo estiver, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.

Por isso, o alongamento é essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, e deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico.

O alongamento, ao contrário do que alguns pensam, pode ser feito por qualquer pessoa, independentemente da idade e da flexibilidade, mesmo para quem apresenta algum problema específico, como, por exemplo, hérnia de disco.

Benefícios do Alongamento

– Relaxam o corpo;

– Reduzem as tensões musculares;

– Previnem lesões;

– Deixam os movimentos mais soltos e leves;

– Preparam o corpo para atividades físicas;

– Ativam a circulação.

Cuidados

Para obter bons resultados através do alongamento é importante respeitar os limites do corpo. Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Tome cuidado ao alongar até o limite. A flexibilidade é conquistada com o tempo.

Regularidade e relaxamento são ingredientes fundamentais para um bom alongamento. Recomendo fazer alongamento todos os dias.

Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.

Quando e como alongar?

O alongamento deve ser feito antes e depois da atividade física. Isso prepara os músculos para as exigências que virão a seguir, protegendo e melhorando o desempenho muscular.