ALONGUE-SE

Diversos estudos científicos têm comprovado que a realização de atividades físicas pode reduzir a dor, melhorar a função, humor e a qualidade de vida de adultos com artrose. A atividade física também pode contribuir para o controle de outras patologias crônicas que atingem os adultos com artrose, como problemas cardíacos, diabetes e obesidade.

Quantidade de atividade física indicada aos adultos com artrose

Recomenda-se 2 horas e 30 minutos de atividade aeróbica com intensidade moderada por semana ou 1 hora e 15 minutos de atividade aeróbica com intensidade vigorosa por semana. Em alguns casos, o recomendado é uma combinação equivalente de atividade moderada e vigorosa.

Como complemento, especialistas sugerem exercícios de fortalecimento muscular duas ou mais vezes por semana ou exercícios balanceados três vezes por semana.

É chamada de atividade aeróbica qualquer atividade que faça o coração bater mais acelerado e a respiração ficar um pouco mais difícil do que quando se está sentado, em pé ou deitado.

Para obter o melhor resultado, as atividades de fortalecimento muscular devem trabalhar todos os grupos musculares mais importantes do corpo: pernas, quadris, costas, tórax, abdômen, ombros e braços.

* Proporcionalmente, considera-se que 1 minuto de atividade de intensidade vigorosa equivale a 2 minutos de atividade de intensidade moderada.

Tipos mais adequados de atividade física em casos de artrose

  • Atividades de baixo impacto: caminhadas rápidas, ciclismo, natação, hidroginástica, ginástica de grupo e dança.
  • Exercícios de fortalecimento muscular: musculação e trabalho de resistência, que podem ser realizados em casa ou na academia.
  • Exercícios de equilíbrio: andar para trás, de pé sobre um pé e tai chi são recomendados, bem como pilates, exercícios em plataforma vibratória e outros.

Outras considerações importantes: 

  • Qualquer atividade física é melhor do que nenhuma.
  • As atividades físicas devem ser realizadas além das atividades comuns do dia a dia.
  • As atividades físicas podem ser divididas em pequenas quantidades. Pelo menos 10 minutos de cada vez durante o dia.
  • Mais benefícios de saúde são obtidos com mais atividades.
  • Os benefícios da atividade física superam os riscos.

Dr. Sérgio Costa
Médico Ortopedista
www.drsergiocosta.com.br